quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NINEY THE OBSERVER-Observer Attack Dub (1969-76)

NINEY THE OBSERVER-Observer Attack Dub (1969-76)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
 Winston Holness, mais conhecido como Niney Observer (nascido George Boswell, 1951, Montego Bay [1] ), é um jamaicano produtor musical e cantor que era uma figura chave na criação de muitos clássicos do reggae gravações datam de 1970 e início de 1980 .

Holness ganhou o apelido de "Niney" depois de perder um dedo num acidente de oficina. [1] Na segunda metade da década de 1960 trabalhou como engenheiro em registros KG, onde começou a produzir. His first release was his own composition "Come on Baby" issued on his Destroyer label. [ 1 ] He moved on to work with Bunny Lee in 1967, then for Lynford Anderson 's studio, then working for Joe Gibbs as chief sound engineer, replacing his friend Lee "Scratch" Perry . Sua primeira versão era a sua própria composição "Vem Neném", emitido em sua gravadora Destroyer. [1] Ele mudou-se para trabalhar com Bunny Lee , em 1967, então para Lynford Anderson s Studio ', em seguida, trabalhar para Joe Gibbs como engenheiro de som principal, substituição de seu amigo Lee "Scratch" Perry . While working for Gibbs he produced Dennis Alcapone and Lizzy's "Mr. Brown", and played a major role in launching the career of Dennis Brown . [ 1 ] After leaving Gibbs' setup, his first major success as a producer was "Blood & Fire" in December 1970, initially released in a pressing of 200 on his Destroyer label, but reissued the following year on his Observer label, and going on to sell over 30,000 copies in Jamaica. [ 1 ] [ 2 ] Inspired by Perry's nickname of "The Upsetter", Holness adopted "The Observer", using the name for his new Observer label, and the name of his house band, The Observers (actually the Soul Syndicate ). [ 1 ] Several singles followed, some reusing the "Blood & Fire" rhythm, including Big Youth 's "Fire Bunn". Enquanto trabalhava para Gibbs ele produziu Dennis Alcapone e Lizzy "Mr. Brown", e desempenhou um papel importante no lançamento da carreira de Dennis Brown . [1] Depois de deixar o 'setup Gibbs, seu grande primeiro sucesso como produtor foi "Blood & Fire "em dezembro de 1970, inicialmente lançado em uma prensagem de 200 em sua gravadora Destroyer, mas reeditado no ano seguinte, em sua etiqueta Observer, e passar a vender mais de 30.000 cópias na Jamaica. [1] [2] Inspirado é apelido Perry, " O Upsetter ", Holness adotou" The Observer ", usando o nome de sua grife novo observador, eo nome de sua banda da casa, os observadores (na verdade, o Soul Syndicate ). [1] Vários singles seguidos, alguns reutilizando o "Blood & Fire "do ritmo, incluindo o Big Youth s '"Fire Bunn".
In the early 1970s, Holness became one of Jamaica's most sought after producers, with the likes of Dennis Brown , Delroy Wilson , The Heptones , Johnny Clarke , Slim Smith , Jacob Miller , Junior Delgado , and Freddie McGregor all using his services. [ 1 ] He also continued to record himself, on collaborations with Dennis Alcapone, Max Romeo , and Lee Perry. No início dos anos 1970, Holness tornou-se uma da Jamaica é o mais procurado depois que os produtores, com os gostos de Dennis Brown , Delroy Wilson , The Heptones , Clarke Johnny , Slim Smith , Miller Jacob , Delgado Junior e Freddie McGregor todos usando seus serviços. [1 ] Ele também continuou a registar-se, em colaboração com Dennis Alcapone, Max Romeo , e Lee Perry. By the mid-1970s, he was also working with Ken Boothe , Junior Byles , Gregory Isaacs , Horace Andy , I-Roy , and Dillinger . [ 1 ] The late 1970s saw him still very active as a producer, but his output in the early 1980s was significantly less after relocating to France . Em meados da década de 1970, ele também estava trabalhando com Ken Boothe , Byles Junior , Gregory Isaacs , Horace Andy , I-Roy , e Dillinger . [1] A década de 1970 viu ainda muito ativo como produtor, mas a sua saída na 1980 foi significativamente menor após mudar-se para a França . He re-emerged in 1982 with the Ital Dub Observer Style album, and returned to Kingston in 1983, taking on the role of house producer for the Hitbound label at Channel One Studios . [ 1 ] In this capacity he was one of the first to work with Beenie Man , and also produced Third World and Sugar Minott . Ele ressurgiu em 1982 com o Observer Ital Dub Style álbum, e voltou para Kingston em 1983, assumindo o papel de produtor de house para a etiqueta Hitbound no Channel One Studios . [1] Nesta capacidade, ele foi um dos primeiros a trabalhar com Beenie Man e também produziu Terceiro Mundo e Sugar Minott . In the mid-1980s, he relocated to New York , returning to Kingston again in 1988, and working with Yami Bolo , Frankie Paul , Andrew Tosh , and Junior Byles . Em meados da década de 1980, ele se mudou para New York , voltando a Kingston mais uma vez em 1988, e trabalhando com Yami Bolo , Frankie Paul , Andrew Tosh , e Byles Junior . He began an association with Heartbeat Records , working on reissues of much of his back catalogue, as well as new recordings. Ele começou uma associação com Heartbeat Records , trabalhando em reedições de grande parte do seu catálogo, bem como novas gravações. He continued to produce new material through the 1990s. Ele continuou a produzir novo material com os 1990s.


TRACKLIST:
01-Observer Attack Dub
02-Acoustic Dub
03-Melting Pot Dub
04-Fugitive Dub
05-Go Now Dub
06-Fashion Dub
07-Live Dub
08-Yaga Yaga Dub
09-Rasta Dub
10-Soulful Dub
11-False Start Dub
12-Downtown Dub
13-Changing Mood Dub
14-Injection Dub
.
Drums:Santa Davis
Bass:Fully Fullwood
Rhythm Guitar:Tony Chin
Lead Guitar:Earl China Smith
Keyboards:Keith Sterling
Trombone:Vin Gordon
Tenor Saxophone:Deadly Headly
Trumpet:Bobby Ellis
.
Mixing Engineer:Fatta & Niney The Observer
Recording Engineer:Errol Thompson
Producer:Niney The Observer
Studios:
Mixing:King Tubby's (Kingston,JA) & Mixing Lab
Recording:Randy's (Kingston,JA) & Joe Gibbs (Kingston,JA)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário