VIRADA CULTURAL 2011 - PEDRADA !!!!!
THE SKATALITES, LONE RANGER, LOVE TRIO , MAD PROFESSOR E STEEL PULSE (DENTRE OUTROS)
SAO PAULO -16/17 DE ABRIL !!!
Virada Cultural 2011
A 7ª edição da Virada Cultural acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, com início às 18 horas do sábado.
São 24 horas ininterruptas de programação, com mais de mil atrações gratuitasespalhadas por diversos palcos da cidade, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, e adesão das mais importantes instituições culturais da cidade.
A programação musical continua sendo o carro-chefe do evento, contemplando diferentes ritmos, estilos, artistas nacionais e internacionais. Um vasto programa deartes cênicas e visuais se soma a uma concorrida agenda de paradas e desfiles e maratonas.
Uma grande parte do centro velho é fechado para o trânsito de veículos (exceto local), e boa parte das linhas de ônibus serão circularizadas.
O Metrô funcionará ininterruptamente durante as 24 horas.
Barracas de pastel, yakissoba, tapioca, caldo de cana, salada de frutas e churros fazem parte da festa em praças de alimentação e em todo o perímetro do evento no centro.Mil banheiros químicos serão posicionados, assim como abundantes lixeiras.
A realização da Virada Cultural somente se faz possível mediante a colaboração dos órgãos públicos envolvidos, Secretarias de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras, Polícia Militar, Guarda e Polícia Civil, entre outros.
Esta 7ª edição da Virada Cultural traz em seu programa o resultado de parcerias com as representações de Holanda, México, Espanha, Argentina e Itália
Sobem ao palco artistas brasileiros já consagrados, como Rita Lee, Paulinho da Viola,Erasmo Carlos, Dominguinhos, Eumir Deodato e também novos talentos, comoDuani, Cibelle, Thaís Gullin e Rumpilezz.
Entre os internacionais, São Paulo receberá Armando Manzanero, Skatalites, Fred Wesley and the New JB’s, Steel Pulse e Edgar Winter, entre inúmeros outros.
O Sepultura se apresenta com a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de seu titular, Maestro Jamil Maluf. A São Paulo Companhia de Dançadançará ao som da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A OCAM da USP comemora 70 anos de Frank Zappa.
A ópera Pagliacci será encenada em praça pública. Uma produção da casa, com a Orquestra Sinfónica Municipal e o Coral Lírico, as cias Visualfarm, Fratelli e Pia Fraus, técnicos e criadores do corpo municipal.
A música eletrônica também estará bem representada em pistas espalhadas entre oLargo São Francisco, Praça da Sé e Memória, e uma radiola maranhense ocupará aPraça Princesa Isabel.
Um palco dedicado à stand-up comedy e um ringue de luta livre com lutadores mexicanos e brasileiros são exemplos de atrações sem precedentes nas ruas da cidade.
Durante as 24 horas da Virada Cultural haverá apresentação da banda Beatles 4Ever, formada por músicos brasileiros. O quarteto, formado em 1976, tocará absolutamente todos os discos da banda inglesa, na íntegra, em sequência.
A Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela prefeitura da cidade brasileira de São Paulo com o intuito de promover na cidade, 24 horas ininterruptas de eventosculturais dos mais variados tipos, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros. O evento foi inspirado na Nuit Blanche de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro. Em São Paulo, com contornos superlativos, o festival possui palcos temáticos como a Avenida São João(rock nacional), Praça da República (Samba), Largo do Arouche (estilo popular) e a Estação Júlio Prestes (MPB) .
O grande trunfo da Virada tem sido levar atrações de primeira linha a cidadãos de todas as classes sociais, muitos dos quais nunca estiveram em um teatro ou sala de concertoanteriormente. Também tem contribuído para o renascimento do Centro de São Paulo, ao levar os paulistanos para a região, que habitualmente se esvazia durante a noite.
Para a quarta edição, de 2008, houve um público estimado pela prefeitura em 4 milhões de pessoas. Foram mais de oitocentas atrações e cinco mil artistas. Gal Costa, Cesária Évora,Fernanda Takai, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Zé Ramalho, Titãs, Jair Rodrigues, Luís Melodia, Orquestra Imperial, Vanguart, O Teatro Mágico e Mutantes estão entre os elencados. NoTheatro Municipal houve apresentações durante as 24 horas, gratuitamente, ao passo que uma série de músicos se revezavam em um piano instalado na Praça D. José Gaspar.[editar]2008
[editar]2011
Na 7ª edição da Virada Cultural, um evento que chamou a atenção do público foi o palco de stand-up, onde artistas como Comida dos Astros, Danilo Gentili, Léo Lins, Márcio Ribeiro,Fábio Rabin, dentre outros estiveram presentes. Foi a primeira vez que o palco foi montado no evento, com a duração de 24 horas ininterruptas de muito humor. Essa foi a primeira vez também que o palco de rock - agora nacional e internacional - foi transferido de lugar. Anteriormente esse palco pertencia a Avenida São João e foi transferida para a Estação Júlio Prestes - que sediava, até então, os shows de MPB, e este foi transferido para a XV de Novembro. Foi no palco da Júlio Prestes onde aconteceu um dos shows mais esperados da noite: o do Misfits. Após princípio de confusão, onde a Guarda Civil Metropolitana entrou com o carro no meio do público e chegou a apontar arma para as pessoas que estavam em volta do carro e o haviam depredado em sua passagem. Mas o show correu bem, e músicas como American Psycho, Dig Up Her Bones, Teenagers From Mars e Die, Die My Darlinganimaram o público.
[editar]Virada Cultural Paulista
A Virada Cultural Paulista é um evento derivado da Virada Cultural, porém este se estende a várias cidades do estado de São Paulo uma semana após a realização da Virada na capital paulista. O evento está em sua quarta edição e em 2010 ocorreu em 30 cidades diferentes do interior e litoral paulistas: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba,Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d'Oeste, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e na região Metropolitana da Baixada Santista com Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém,Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.
ESTE ANO FOI A CANSEIRA CULTURAL ,TA MALUCO TIO!!!!!!!1
ResponderExcluir